julho 31, 2021
Política

71% aprovam CPI da Covid-19: “o Congresso precisa se reconectar com a sociedade”

Edivaldo Júnior

A instalação de uma CPI da Covid-19 tem a aprovação da maioria dos brasileiros. É o que aponta pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 26, pela Exame/Ideia sobre a percepção do brasileiro acerca da pandemia do novo coronavírus.

O levantamento aponta que diante do panorama atual de aumento de casos e falta de leitos nos hospitais, 91% dos brasileiros acreditam que o Brasil vive um verdadeiro colapso de saúde.

Os dados são da mais recente pesquisa EXAME/IDEIA, projeto que une Exame Invest Pro e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. O levantamento ouviu 1.255 pessoas entre os dias 22 e 24 de março. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa também sondou a opinião dos brasileiros sobre as medidas de toque de recolher e fechamento de serviços não essenciais com o objetivo de diminuir a circulação de pessoas. Entre os entrevistados, 56% apoiam essas duas estratégias de contenção da covid-19.

A instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a gestão do Ministério da Saúde na crise sanitária da covid-19 no Congresso Nacional também foi objeto da pesquisa. Para 71% dos brasileiros a investigação deveria ser instaurada. Clique aqui para ter acesso ao relatório completo.

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), líder da maioria no Senado, tem cobrado a instalação da CPI. O pedido já tem assinaturas mais que suficientes e a instalação depende agora apenas de decisão do presidente do Senado.

O senador disse em sua conta no Twitter que a instalação da CPI é fundamental para o Congresso Nacional “se reconectar com a sociedade”.

“A pesquisa divulgada pela revista Exame é reveladora: 71% da sociedade apoia a criação da CPI para investigar a crise sanitária. 77% reconhecem o atraso na vacinação e apenas 16% são contrários ao isolamento”, aponta o senador.