maio 17, 2021
Concurso

Concurso PM AL: governo se reúne com Cebraspe nesta sexta, 18

O governo do Alagoas e a banca de Brasília se reunem nesta sexta-feira, 18, para discutir os concursos do estado para o ano de 2021.

Divulgação


O Estado de Alagoas caminha para iniciar 2021 com os preparativos bem avançados de suas seleções. O concurso PM AL, inclusive, já pode ter banca organizadora definida nos próximos dias. Já sabe o nome?

Para surpresa de quase ninguém, o Cebraspe foi convocado pelo governo do Estado de Alagoas para uma reunião que ocorreu na última quinta, 17, e terá continuidade nesta sexta-feira, 18.

O assunto da reunião com a banca de Brasília é tratar sobre os concursos previsos no estado para o ano de 2021, entre eles, o da Polícia Militar – que tem preparativos bem avançados.

Este anúncio de reunião com o Cebraspe não confirma a banca como organizadora de todos os concursos, mas abre um caminho muito grande para que o instituto possa organizar essas seleções.

A informação foi confirmada por meio de publicação no Diário Oficial do Estado de Alagoas. Além da PM, o governo ainda prepara outros oito concursos em Alagoas, sendo eles:

concurso Polícia Civil AL ;
concurso Polícia Penal AL ;
Bombeiros AL ;
concurso PGE AL ;
Perícia Oficial;
concurso Sesau AL (Secretaria de Saúde); e
concurso Seduc AL (Secretaria de Educação).


Resumo PM AL
Órgão: Polícia Militar do Estado de Alagoas
Banca: Cebraspe (a confirmar)
Cargos: soldado e oficial
Requisitos: nível médio
Status: confirmado
Previsão de edital: primeiro semestre de 2021


Concurso PM AL tem preparativos bem avançados. Entenda!
Dentre os concursos previsos no Estado do Alagoas para 2021, os da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros têm tudo para serem os primeiros a terem editais publicados.

Isso porque segundo o governador, Renan Filho, os preparativos estão mais avançados. No dia 1º de dezembro, quando ocorreu a reunião para definir o cronograma dos concursos do estado, foi quando ele fez o anúncio da informação.

Em entrevista, ao vivo, ao programa Fique Alerta, da TV Pajuçara, disse que trabalha para ter os editais dos concursos públicos ainda no primeiro semestre de 2021.

“Alguns deles já estão mais avançados os editais, como o da Polícia Militar, para soldados e oficiais, do Corpo de Bombeiros da mesma maneira para soldados e oficiais. Estamos finalizando a estruturação do concurso para saúde, que será um concurso amplo para várias carreiras na saúde pública. Para médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais e outras categorias também”.

Também já foi confirmado pelo governador Renan Filho que o destino das vagas será para efetivos e não temporários. Havia rumores de uma possível seleção para contratar por tempo determinado, mas essa informação doi descartada.

“Voltando aqui para esclarecer uma questão que estão me fazendo aqui pelas redes sociais, se haverá concurso para policial militar temporário, o concurso que haverá em 2021 será para policial militar efetivo”, disse o governador.

A expectativa é para que os preparativos sejam intensificados e hajam mais novidades nos concursos do Alagoas no pós-pandemia.

“Eu quero dizer para você, que deseja passar em concurso para a Polícia Militar, para a Polícia Civil, para a Educação, para agente penitenciário (atual policial penal) e para a Saúde, que se prepare e se dedique, porque oportunidades surgirão no primeiro semestre do ano que vem (2021). Nós vamos correr um pouco agora, para poder avançar e criar um cronograma, mas (no final do ano e no primeiro semestre do ano que vem) nós teremos uma agenda de concursos públicos”, disse o governador.

A PM AL e o Corpo de Bombeiros do Estado de Alagoas tiveram editais divulgados em 2017. A seleção foi para 1.150 vagas para cargos de soldado e oficial.

Foram cobradas prova objetiva; avaliação médica de caráter eliminatório; teste de aptidão física de caráter eliminatório e investigação social de caráter eliminatório.

⇒ O que será preciso para participar no concurso PM AL?
A seleção contará com chances para a carreira de soldado da Polícia Militar, que pede nível médio completo e idade entre 18 e 30 anos. Além de altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino e 1,60m se do sexo feminino. Os oficiais também terão exigência de nível médio (e não superior como havíamos noticiado).