novembro 28, 2022
Aninha Monteiro

Destaque na política de Maceió, Silvania Barbosa recebe Troféu Selma Bandeira

Luta em defesa das mulheres foi decisiva para escolha da parlamentar ao prêmio

Em uma noite de charme e emoção, a Prefeitura de Maceió homenageou 13 mulheres, de diferentes segmentos, com o Troféu Selma Bandeira. A cerimônia foi realizada na noite da terça-feira (05), em um hotel de luxo da capital alagoana. A vereadora Silvania Batinga de Oliveira Barbosa (MDB) foi a escolhida na categoria política e recebeu o prêmio das mãos do governador Klever Loureiro e da primeira-dama do estado, Silvana Loureiro.

Em sua 12ª edição, o Troféu Selma Bandeira foi organizado pelo Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, coordenado por Ana Paula Mendes. A homenagem é dirigida a mulheres em plena atividade e que desenvolvem ações relevantes nos segmentos de pesquisa, política, filantropia, educação, serviço público municipal, empreendedorismo, defesa dos direitos da cidadania, preservação da cultura popular, artes plásticas, artes cênicas, música, literatura e gestão pública.

A parlamentar levou o prêmio em razão de seu trabalho em defesa das mulheres e do público LGBTQIAP+. Em seu discurso, Silvania convidou as mulheres presentes a se interessarem mais pela política e apontou que ocupar mais espaço na vida pública é o caminho para defender e levantar bandeiras femininas. “Esta é a marca dos meus quatro mandatos. Sempre em defesa da ocupação de mulheres em espaços sociais, pelo direito e dignidade feminina,” declarou a vereadora.

Premiação

Também receberam o troféu: Ana Florinda Mendonça da Silva Dantas, juíza da vara de família da capital, na categoria filantropia; a professora e escritora Rita de Cássia Codá dos Santos, na categoria literatura; a servidora pública, Paolla Vasconcelos, por seu serviço público prestado ao município; a empresária Vanessa de Holanda Cavalcante Monteiro, na categoria empreendedorismo; a professora, advogada e pesquisadora, Maricélia Schlemper, na categoria educação; por sua luta em defesa dos direitos e da cidadania, a Procuradora de Justiça Marluce Caldas também foi uma das premiadas; acompanhada pela artista plástica, Yara Barbosa Pinto, conhecida como Yara Pão, e que abocanhou o prêmio na categoria artes plásticas; além da intérprete e compositora, Fernanda Guimarães, na categoria música.

Outras homenageadas também subiram ao palco, entre elas, a filezeira do Pontal da Barra, Dilma Oliveira Vianna, na categoria preservação da cultura; a comandante-geral da Guarda Municipal de Maceió, Simone Maria Alves de Lima, na categoria gestão pública municipal; a assistente social, professora e pesquisadora, Marli de Araújo Santos, na categoria pesquisa; e Leide Serafim (Olodum), que é compositora, coreógrafa e professora de dança, e levou a premiação na categoria artes cênicas.

Entre outras autoridades, estiveram presentes o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), acompanhado da primeira-dama do município, Marina Candia; o vice-prefeito, Ronaldo Lessa, o presidente da Câmara de Vereadores, Galba Netto, acompanhado da esposa, Analuisa Carvalho, além do governador de Alagoas, Klever Loureiro e da primeira-dama do estado, Silvana Loureiro, que entregaram o prêmio à Silvania.