maio 14, 2021
Política

Em Maceió, vereadora Olívia Tenório participa de evento para discutir a participação das mulheres na política

Portal de Alagoas

Em comemoração ao mês Internacional da Mulher, a Coordenação do Centro Universitário Tiradentes promoveu na tarde da última quarta-feira um evento abordando a participação da mulher na política. Além do tema central, durante a discussão foram levantados vários questionamentos como o número baixo de mulher eleitas em Alagoas e no Brasil.
Eleita vereadora na última eleição municipal, a advogada Olívia Tenório (MDB) falou um pouco sobre o desafio que recebeu ao ser eleita: “Fazer as pessoas entenderem a importância da política coletiva, das decisões coletivas que buscam o bem comum, a união dos poderes e a importância da participação da sociedade no mandato de cada político foram os maiores desafios que encontrei no primeiro momento de mandato.”
A vereadora ainda falou sobre os números envolvendo mulher nas últimas eleições municipais, atualmente apenas quatro mulheres ocupam lugares na Câmara Municipal de Maceió. “Na eleição de 2016 tínhamos 23% de mulheres na Câmara de vereadores, na última eleição, mesmo com toda luta, os números caíram drasticamente para 15%. Somando apenas quatro mulheres na legislatura.” Olívia complementou falando sobre a difícil missão de fazer parte da legislação atual, e do sentimento de não ser bem-vinda lá dentro apenas por ser mulher e minoria.
A advogada destacou durante o evento, que aconteceu online e segue disponível no youtube, que a política é um lugar para todos: “ É o lugar de gente que tem vontade de fazer algo maior para a sociedade em que vive, que se capacitou e estudou para entender o propósito de legislar, de executar leis que beneficiem os mais vulneráveis, independentemente de ser homem ou mulher, por isso eu incentivo tanto a participação do povo no mandato , para que as pessoas politizem – se, procure entender, participar e fiscalizar mais efetivamente as ações que são executadas pelos políticos nos quais eles votaram. “
A vereadora também foi questionada sobre o momento atual que o Brasil vive, enfrentando uma grave crise sanitária por conta do aumento de casos do COVID 19, e destacou a importância da harmonia entre os poderes, da discussão coletiva para encontrar soluções.
“A figura política, principalmente o Presidente da República, que é o maior poder nacional, tem que ter responsabilidade sobre suas palavras, e não só fazer o decreto certo ou jogar a responsabilidade para que o povo decida o que é melhor para cada um. Cada palavra dita ou repercutida nos jornais, nas redes sociais, gera um impacto gigantesco no país e no mundo, e isso prejudica o andamento das ações primordiais para contenção da pandemia.”
Olívia ainda destacou a importância de fiscalizar e investir mais na ciência e na educação, além da criação de leis, garantindo a viabilidade das medidas.