outubro 18, 2021
Educação

Ifal Arapiraca oferta 224 vagas em cursos técnicos

As inscrições começam no dia 11 de janeiro e o processo seletivo será gratuito e online

Repórter Maceió

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) publicou os editais para o Exame de Seleção 2021.1. São ofertadas mais de três mil vagas em cursos técnicos dos 16 campi da instituição, para quem vai fazer o ensino médio e para quem tem o ensino médio e busca apenas a formação técnica. O campus Arapiraca possui 224 vagas nos cursos de Eletroeletrônica, Informática e Logística.

As inscrições são gratuitas e todo o processo seletivo será online. Quem optar por se inscrever no campus Arapiraca deve acessar o portal do Exame de Seleção (http://exame.ifal.edu.br) e enviar a documentação entre os dias 11 de janeiro e 12 de fevereiro. O processo seletivo será feito pela análise de histórico escolar ou declaração escolar que deve ser anexado no momento da inscrição do candidato.

Cursos integrados

A modalidade integrada é voltada para quem concluiu o ensino fundamental ou vai concluir até a data da matrícula, que será divulgada em edital no dia 26 de fevereiro, após o processo de seleção. Em Arapiraca, são ofertados os cursos de Eletroeletrônica e Informática e os estudantes podem optar pelo turno matutino ou vespertino. O edital oferta 36 vagas para cada turma, sendo 72 para cada curso técnico.

A partir das turmas que ingressarão neste processo de seleção, os cursos técnicos integrados do Ifal terão a duração de três anos, conforme decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição, de agosto de 2019.

Cursos subsequentes

Quem tiver concluído o ensino médio ou o equivalente até a data da matrícula, que será divulgada em edital no dia 26 de fevereiro, após o processo de seleção, poderá optar por um curso técnico subsequente.

No Ifal Arapiraca, os cursos subsequentes são noturnos e são ofertadas 40 vagas para Eletroeletrônica e outras 40 vagas para Logística.

Inscrições

São ofertadas mais de três mil vagas nos 16 campi do Ifal, mas o candidato pode se inscrever apenas para um curso técnico, em um dos turnos disponíveis. E para as inscrições por cotas, é possível concorrer em apenas uma cota também.  Em caso de erro ou desistência, será possível cancelar a inscrição e o site deixará registrado todas as inscrições feitas pelo usuário, inclusive as canceladas.

Escolhido o curso técnico e o turno, o candidato deve acessar a nova página de inscrição do processo seletivo. É necessário fazer o cadastro para realizar a primeira inscrição. Veja no vídeo publicado no canal do Ifal no Youtube, como fazer o cadastro, como efetuar a inscrição e como cancelar a inscrição caso seja necessário.

Um aviso importante é que o candidato deverá informar obrigatoriamente o número de CPF para fazer o cadastro e somente será aceito o documento do candidato. Também são dados obrigatórios o nome completo, data de nascimento, endereço e e-mail. No caso de candidatos menores de idade, eles deverão fornecer, além de seus próprios dados, os dados do responsável.

Os organizadores do certame pedem atenção para o preenchimento correto do e-mail, pois as informações referentes ao processo seletivo serão fornecidas por esse meio de comunicação.

A recomendação também é estar atento ao preenchimento correto da data de nascimento, já que de acordo com o edital, ela será utilizada como critério de desempate na seleção.

Seleção por notas

O Processo Seletivo 2021.1 adota uma nova forma de seleção entre os candidatos.  Para garantir as medidas de segurança e prevenção à Covid-19, não haverá aplicação de provas presenciais.

Os candidatos à modalidade integrado serão selecionados mediante análise do histórico escolar considerando as notas do 6º ao 8º ano nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Para os candidatos aos cursos subsequentes, serão consideradas as notas do 1º e do 2º ano do ensino médio nas disciplinas mencionadas.

No momento da inscrição, será necessário anexar a cópia digitalizada do CPF e  uma cópia digitalizada (frente e verso, se for o caso) do Histórico Escolar ou da Declaração Escolar, contendo o nome completo do candidato, o carimbo e a identificação da escola e a assinatura do responsável pela escola. É necessário ainda que o documento seja legível, que possa ser lido com clareza. Nos anexos dos editais, é possível encontrar o modelo da Declaração Escolar exigida pelo certame, em caso da impossibilidade de apresentar o Histórico – é preciso que o documento tenha as notas do estudante em Língua Portuguesa/Português e Matemática, que serão utilizadas na seleção do Ifal.

A seleção este ano terá 60% das vagas destinadas a candidatos de escolas públicas. Caso o estudante inscrito para uma das cotas apresentar nota para ser selecionado na ampla concorrência, será selecionado nesta modalidade e a inscrição retirada do montante destinado às vagas reservadas.

Datas

As inscrições para os cursos do Ifal Arapiraca terminam no dia 12 de fevereiro. O edital prevê a divulgação da lista preliminar com as inscrições deferidas e indeferidas no dia 18 de fevereiro. Quem teve a inscrição indeferida poderá ingressar com recurso no dia 19 de fevereiro.

No dia 22 de fevereiro deve ser publicado o resultado dos recursos e o resultado preliminar do processo seletivo. Nos dias 23 e 24 é possível ingressar com recurso contra o resultado preliminar. O resultado dos recursos deve ser publicado no dia 25 e o resultado final da seleção deve ser publicado no dia 26 de fevereiro, quando também deve ser divulgado um edital de matrícula.

Ifal

O Instituto Federal de Alagoas conta com 16 unidades de ensino, sendo duas na capital alagoana, nos bairros do Poço e Benedito Bentes, e as demais nos municípios de Arapiraca, Batalha, Coruripe, Maragogi, Marechal Deodoro, Murici, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, Rio Largo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Satuba e Viçosa.

A instituição integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e contempla cursos técnicos, graduações e pós-graduações, onde são desenvolvidos projetos de ensino, pesquisa e extensão.