setembro 23, 2021
Municípios

Prefeita alagoana é eleita para integrar diretoria executiva da CNM Municípios

AMA

A prefeita de Feliz Deserto, Rosiana Beltrão, foi eleita nesta quinta-feira, dia 11, 3º Vice-Presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Rosiana é a primeira mulher nos últimos 20 anos a integrar a diretoria executivo da entidade.

Em Alagoas, 92,9% dos prefeitos aptos votaram. A eleição para os integrantes do Conselho Diretor, do Conselho Fiscal e do Conselho de Representantes Regionais da Gestão 2021-2024 aconteceu ao longo do dia de forma virtual. A gestão 2021-2024 da CNM foi eleita com 1.961 votos e será presidida por Paulo Ziulkoski.

Rosiana destacou que a vitória no mês de março, é ainda mais simbólico, porque amplia a representação política das mulheres ocupando cargos antes só foram ocupados por homens.

“Durante muitos anos as mulheres não ocupavam esse posto na diretoria executiva, que é de onde saem as decisões. Estou carregando todas as mulheres comigo e eu não poderia ter um presente melhor para compartilhar com todas as minhas amigas prefeitas e todas as mulheres que fazem política”, destacou ao agradecer a indicação feita pelo presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), prefeito Hugo Wanderley, para representar Alagoas na CNM.

O presidente Hugo Wanderley votou na chapa 01 intitulada “Movimento CNM Independente”, ao lado da prefeita Rosiana na sede da AMA.

Nova diretoria
Além de Ziulkoski e Rosiana, o primeiro escalão será formada pelos seguintes integrantes:

vice-presidente: Julvan Lacerda – ex-prefeito de Moema (MG) e presidente da AMM-MG;
vice-presidente: Luiz Sorvos – prefeito de Nova Olímpia (PR);
vice-presidente: Rosiana Beltrão – prefeita de Feliz Deserto (AL);
vice-presidente: Haroldo Naves – prefeito de Campos Verdes (GO) e presidente da FGM; e
vice-presidente: Jair Souto Prefeito de Manaquiri (AM) e presidente da AMM;

O 1º, 2º e 3º secretários serão, respectivamente, o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira (PE) e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Coimbra Patriota; o prefeito de Santana do Seridó (RN) e ex-presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Hudson Pereira de Brito; e o prefeito de Pedras de Fogo (PB) e ex-presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Manoel Alves da Silva Júnior.

A tesouraria da próxima gestão CNM será exercida por três líderes municipalistas. Do primeiro para o terceiro, são eles: o prefeito de Santarém (PA) e ex-presidente da Federação da Associação de Municípios do Estado do Pará (Famep), Francisco Nélio Aguiar da Silva; o prefeito de Igarapé Grande (MA) e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Erlânio Furtado Luna Xavier; e o prefeito de Chorozinho (CE) e presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), Francisco de Castro Menezes. Confira os demais integrantes da diretoria!