maio 14, 2021
Mobilidade Urbana

Prefeito JHC determina ampliação de frotas de ônibus em horários de pico

Gestor anunciou também intensificação na fiscalização do transporte coletivo

Repórter Maceió

Com o objetivo de evitar a disseminação da Covid-19 e preservar as vidas dos maceioenses que utilizam o transporte público da capital, o prefeito JHC proibiu que as empresas reduzam a frota de ônibus na Capital e determinou a ampliação de 20% na frota.

As determinações foram disciplinadas por meio da portaria nº 037, publicada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (11), que trata ainda do cumprimento das medidas preventivas pelas empresas de transporte público.

“A gente sabe que foram anunciadas medidas restritivas, mas de nada adianta se os ônibus, principalmente em horários de pico, continuam lotados. Eu peguei o transporte público de Maceió às ruínas e a gente tem trabalhado bastante. No passado, as frotas foram reduzidas pela metade e a gente tem o entendimento que, muito pelo contrário, nesse momento a gente não pode, em nenhuma das hipóteses, diminuir o número de ônibus”, pontuou o prefeito.

A portaria prevê ainda a sanitização de todos os veículos que fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade Maceió, obrigatoriamente, na ida e volta de cada viagem. Além de determinar o retorno imediato das viagens semi expressas de seis linhas de ônibus.

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) já intensificou as fiscalizações e irá autuar as empresas em caso de descumprimento de qualquer uma das medidas previstas na portaria. A população pode denunciar ainda o transporte coletivo que não seguir os protocolos, por meio do aplicativo cittamobi e do canal de denúncia da SMTT, no número 118.

“É importante destacar que estamos do lado da população e, doa a quem doer, a gente vai tomar as medidas cabíveis. Os tempos são outros, as coisas mudaram e este é um novo momento que Maceió vive; então, a gente vai aos poucos aqui imprimindo a nossa cultura, a nossa forma de atuar dentro da administração, fazendo eles entenderem que todos esses alertas não são de brincadeira, e tem sim que respeitar o povo da nossa capital”, reforçou o prefeito.

JHC destacou ainda algumas medidas já tomadas com relação ao transporte público na Capital. “Nós diminuímos o valor das passagens; mudamos o tom com as empresas de ônibus, para que elas possam cumprir com suas obrigações; ampliamos mais 15 novas ofertas de linhas; e agora também, de forma emergencial, nós abrimos a Ecovia Norte, diminuindo tempo de exposição dessas pessoas dentro do ônibus”.