setembro 28, 2021
Política

Prefeitura de Maceió adere programa de aprimoramento e combate à corrupção

Repórter Maceió

Maceió dá mais um passo para o aprimoramento da gestão pública e o combate à corrupção. Será criado um grupo de estudo para que o município possa aderir ao programa Time Brasil, da Controladoria-Geral da União (CGU). A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (12).

Criado em 2019, o programa está alinhado com a Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial com três metas do Objetivo 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes). São elas: I) integridade, no que tange o combate à corrupção e o suborno em todas as suas formas; II) transparência, desenvolvendo instituições eficazes, responsáveis e transparentes com seus dados e informações; e III) participação, garantindo uma tomada de decisão responsiva, inclusiva e participativa da sociedade em todos os níveis da administração pública.

O Time Brasil atua de forma cooperativa e voluntária entre entes, a CGU e órgãos parceiros. O município realiza um autodiagnóstico e, a partir dele, cria o Plano de Ação que, após análise da CGU, torna-o apto a ser aderido.

“A decisão é muito importante para aprimorar nossa gestão, que agora conta com mais uma ferramenta para assegurar um serviço claro, justo e em prol do povo”, pontua o secretário da Secretaria Municipal de Controle Interno (SMCI), José Neto.

O Grupo de Trabalho do Time Brasil será composto por Jefferson Tadeu Pereira, Analista de Controle Interno e Diretor de Auditoria Geral; Erica Cristine Lisboa Leite, Coordenadora Geral de Auditoria Geral; e Iracely Maria de Melo Pinho Cavalcanti, Coordenadora Geral de Transparência de Controle Social. Todos os servidores integram o Quadro de Pessoal do Poder Executivo Municipal, lotado na SMCI.