maio 17, 2021
Brasil

Renan defende criação de CPI para investigar atuação de Bolsonaro na pandemia

Fonte: Novo Extra

O senador Renan Calheiros defendeu nesta quarta-feira, 10, a abertura de uma CPI da Covid para investigar a atuação do governo no combate à pandemia.

A fala foi dada durante entrevista ao portal JOTA e segundo o parlamentar, ele tem pedido ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para que o procedimento vá adiante.

“Precisamos fazer a CPI da Covid não com o foco de ter impeachment e derrubar governo, mas de sanear e melhorar o repasse de recursos. Se o Senado não tomar a decisão, o caminho inevitável é o STF ordenar”, afirmou o parlamentar.

Ainda segundo Renan, “o presidente Pacheco vai mandar instalar, para fazer uma investigação no momento em que é possível fazer”, afirmou, destacando ainda a necessidade desse tipo de apuração para avançar com o acesso do país a vacinas.

Nesse sentido, ele criticou a demora da sanção presidencial sobre o Projeto de Lei (PL) 534/21, que permite a compra de vacinas por estados e municípios, além do setor privado.

Em relação à atuação federal no combate à crise econômica diante da pandemia, ele analisou que a PEC Emergencial (PEC 186/19), em discussão na Câmara, é insuficiente para contornar a situação.

“Ela não veio acompanhada de corte de gastos públicos. Então, em bom português, ela não resolve. Se tiver dois meses de auxílio, já não vai dar”, disse.