maio 17, 2021
Destaque

Renan Filho anuncia construção de hospital em Palmeira dos Índios

Unidade regional será a quarta a ser erguida no interior do Estado; ordem de serviço será assinada até maio

Felipe Brasil
Hospital Regional do Médio Sertão (HRMS) irá ampliar empregos e leitos na região Hospital Regional do Médio Sertão (HRMS) irá ampliar empregos e leitos na região

Agência Alagoas

Texto de Severino Carvalho

Alagoas ganhará o quarto hospital regional. A unidade será erguida em Palmeira dos Índios, a cerca de 130 km de Maceió. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (3) pelo governador Renan Filho.

“Nós decidimos fazer não apenas três, mas quatro hospitais regionais em Alagoas com o Hospital Regional do Médio Sertão (HRMS), aqui em Palmeira dos Índios. Entre abril e maio, vamos voltar aqui para assinar a ordem de serviço para construção desse hospital, que vai gerar 800 empregos diretos para profissionais de saúde e da área administrativa”, anunciou Renan Filho.

O HRMS ocupará uma área à margem da BR-316, onde o governador, o prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio César, e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, lançaram a pedra fundamental da obra.

O secretário de Estado da Saúde afirmou que o HRMS surge para preencher um vazio assistencial muito grande. “Palmeira é uma referência na 8a Região de Saúde. Os municípios aqui do entorno dependiam quase que exclusivamente do município de Santana do Ipanema ou de Arapiraca e a chegada desse hospital vem para consolidar a mudança da condição da saúde em Alagoas”, disse Alexandre Ayres.

De acordo com ele, a estrutura do HRMS será semelhante à dos hospitais regionais da Mata, em União dos Palmares, e do Norte, em Porto Calvo, já entregues e em funcionamento. Outro hospital regional está sendo construído em Delmiro Gouveia, com previsão para entrega dentro de cinco meses. O Governo do Estado vai edificar, ainda, o Hospital Metropolitano de Arapiraca.

“O HRMS será construído no mesmo modelo dos hospitais regionais da Mata e do Norte, que possuem 100 leitos clínicos e 30 de UTI. Teremos ainda um grande centro de referência com ambulatórios de várias especialidades e com exames de imagens como raio-x, ultrassom, endoscopia, dentre outros tão importantes para a população”, revelou Alexandre Ayres.

Um emocionado Júlio César destacou a importância do Hospital Regional para Palmeira dos Índios. “Esse é o mais importante investimento que Palmeira, nos seus 248 anos de emancipação, vai receber”, sentenciou o prefeito.

Além dos hospitais regionais da Mata e do Norte, o Governo do Estado já construiu e entregou o Hospital Metropolitano e da Mulher, em Maceió. Ainda na capital alagoana, estão em construção os hospitais da Criança e do Coração.