setembro 20, 2021
Educação

Seduc e Instituto Ayrton Senna apresentam o programa Volta ao Novo à Rede Estadual de AL

O objetivo é garantir a formação dos professores e a aprendizagem dos alunos, além de o planejamento da futura retomada das atividades presenciais

Reprodução
Apresentação do programa Volta ao Novo

Agência Alagoas

Texto de Karyne Gomes, sob supervisão

Com o intuito de apoiar a Rede Pública Estadual de Alagoas no acolhimento de professores e estudantes e no planejamento da futura retomada às atividades presenciais, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Ayrton Senna, promoveu, nesta quarta-feira (17), a live de apresentação do Programa ‘Volta ao Novo’.

O programa tem a colaboração da Seduc, com o apoio do Instituto Ayrton Senna, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da BRK Ambiental e a 3GEN Gestão Estratégica.

Durante a transmissão, foi apresentado como se dará o projeto na fase dois, que visa integrar a equipe pedagógica nas escolas para compreender e encorajá-las nos processos de ensino, para o alcance da aprendizagem. Vale ressaltar que a temática tem ênfase nas competências socioemocionais: resiliência emocional, abertura ao novo, autogestão, amabilidade e engajamento com os outros.

“Estamos muito felizes e motivados para que esse programa ‘Volta ao Novo’ seja mais exitoso para a Rede Pública Estadual. Essa parceria com o Instituto Ayrton Senna faz com que as ações sejam readaptadas e fortalecidas com as competências socioemocionais e as práticas pedagógicas”, destaca Fábio Guedes, secretário de Estado da Educação.

O vice-presidente do Instituto Ayrton Senna, Emilio Munaro, explicou que a ideia surgiu no ano passado. “Nós precisamos acolher os gestores e educadores. E foi pensando nisso que demos início ao programa ‘Volta ao Novo’, uma forma de contribuir com os estudantes de todo o país, apesar dos momentos desafiadores que a educação enfrenta nestes tempos de pandemia”, disse.

O secretário Executivo da Seduc, José Márcio Augusto de Oliveira, agradeceu a parceria de todos os envolvidos. “Os resultados da rede estadual alagoana são os melhores possíveis. É uma honra começar o ano letivo 2021 com este programa. É um universo pedagógico de ensino-aprendizagem. É com muita alegria que agradecemos e oficializamos os nossos parceiros”, conta.

O planejamento – A coordenadora de projetos da Consed, Thaís Righetto, apresentou a iniciativa do projeto. “Começamos a planejar em março do ano passado. Realizamos um processo de reflexão sobre os nossos projetos e tudo o que estávamos vivenciando. Percebemos que os profissionais da educação se reinventaram. Foi a partir daí, que surgiu a oportunidade para trabalhar com as emoções dos professores e alunos”, cita.

A aprendizagem – Com o intuito de desenvolver a formação do professor e aprendizagem dos alunos, o superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa, ressaltou a importância da ação. “Este projeto ‘Volta ao Novo’, do Instituto Ayrton Senna, constitui uma grande ação da Seduc/AL para apoiar as nossas escolas diante de um momento muito desafiador”, frisa.

Para a gerente da Educação Básica e coordenadora do Núcleo Estratégico de Formação Continuada da Seduc/AL, Fabiana Dias, a formação é um momento de sensibilizar as equipes pedagógicas. “Em tempos de pandemia, é preciso planejar e avançar nas competências socioemocionais, para que saibamos cuidar dos professores e estudantes”, afirma.

As etapas – Na primeira etapa do programa, os profissionais da Seduc fizeram um projeto de formação para o estado, onde os professores das escolas estaduais se aprofundaram nos conteúdos e atividades de competências socioemocionais.

Já na segunda fase, o Instituto Ayrton Senna vai dar suporte para a execução do programa, garantindo a formação do professor e aprendizagem dos alunos. Além disso, os servidores desenvolverão um planejamento estratégico, tático e operacional.